terça-feira, 17 de janeiro de 2023

REVOGAÇÃO DO DECRETO FEDERAL

Separei as definições dos termos utilizados no decreto n. 11.374. Os termos estão nos artigos 1º, 2º e 3º.

Vocês se lembram que cada artigo traz um texto com um objetivo específico para aquela norma. Esqueço de falar que o artigo, também chamado CAPUT indica a cabeça do artigo, vamos nos referir ao CAPUT sempre que o artigo estiver acompanhado de incisos, alíneas e parágrafos. Isso quer dizer que você precisa analisar a parte inicial do artigo: o Caput.

TERMOS DO DECRETO:

  • Artigo 1º Ficam revogados = não valem mais;
  • Artigo 2º Ficam revigorados = tornar novo, valendo de novo;
  • Artigo 3º Ficam repristinadas = A repristinação ocorre quando uma lei é revogada por outra e posteriormente a própria norma revogadora é revogada por uma terceira lei, que irá fazer com que a primeira tenha sua vigência reestabelecida caso assim determine em seu texto legal. A lei revogada não se restaura apenas por ter a lei revogadora perdido a vigência, pois a repristinação só é admitida se for expressa.

A lei 2 revogou a 1. A lei 3 revogou a 2. A repristinação ocorreria se a lei 1 retornasse à vigência. (Fonte: Dicionário Informal)

PIS E COFINS - Receitas Financeiras - Decretos 2022 e 2023




O assunto já foi bastante discutido, então, apenas elaborei um mapa mental para me organizar e acompanhar as futuras movimentações por conta da anterioridade nonagesimal.


Repristinação: É o fenômeno jurídico pelo qual uma lei volta a vigorar após a revogação da lei que a revogou. (Fonte: Dicionário Net)

Ajuste Fiscal - ICMS - SP - 2023


 Esses dois decretos foram publicados em 21/12/2022.

Entre as suas principais mudanças está o fim dos ajustes fiscais estabelecidos pelo Governo de São Paulo.
O Decreto n. 67.382 pois fim a isenção parcial do ICMS. O art. 8° do RICMS está com um novo texto, considerando a partir de 01/01/2023 apenas a isenção total. Agora, todos os artigos dos anexos do RICMS que dispunham sobre a isenção parcial estão com o texto, que fazia referência a isenção parcial, em azul, sendo que, alguns textos foram substituídos pelo prazo de vigência daquele benefício.
A diferença do Decreto n. 67.383/2022 é que ele reverte o ajuste estabelecido pelo Decreto n. 65.255/2020. Esse Decreto contemplava, também, a isenção parcial para alguns dispositivos do Anexo I, porém esse não foi o único ajuste disciplinado por ele.
O interessante dos dois decretos é que os dois acrescentaram prazos de vigência para vários dispositivos dos anexos I, II e III do RICMS. Alguns dispositivos já possuíam essas vigências e foram prorrogadas enquanto que outras, tiveram acréscimo dessa informação nos seus textos. Como os ajustes, que reduzirão os benefícios, produziria efeitos até janeiro de 2023, foi necessário acrescentar essa informação.

Curtir
Comentar
Compartilhar

Regulamentos Tributários - Principais Regulamentos do Departamento Fiscal

 


Eu atualizei o mapa mental dos regulamentos dos principais tributos que o Departamento Fiscal é responsável, porém, tenho impressão que logo logo alterarei novamente. 

Base de Cálculo do ICMS - RICMS/SP


 Esse mapa mental já foi publicado, porém, incluí algumas informações para ficar mais completo.

O aplicativo Nice Mind, que crio os mapas, também trouxe mais recursos, então consegui dar uma melhorada na visualização.
Sobre a Base de Cálculo, não pontuei todos os itens que tratam da inclusão de valores na base de cálculo do ICMS. Então, vejam que o item 4 e 5 ficaram de fora, são importantes para uma leitura posterior.
A parte do desconto incondicional não está no regulamento, mas separei um trecho da RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 22440/2020 que justifica o entendimento do fisco:
7. Analisando a norma acima transcrita, em outras oportunidades, esta Consultoria Tributária entendeu que, “ao reportar-se a descontos concedidos sob condição, infere-se, contrario sensu, que não se incluem na base de cálculo do ICMS os descontos concedidos incondicionalmente”.
✍️Glossário:
1️⃣ Infere-se: 1. Deduzir (raciocinando). 2. Tirar por conclusão. (Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
2️⃣ Contrario sensu: (locução latina) Em sentido contrário. (Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Documento Inábil - Artigo 184 do RICMS/SP

 

O artigo n° 184 do RICMS/SP assim dispõe: "Considerar-se-á desacompanhada de documento fiscal a operação ou prestação acobertadas por documento inábil, assim entendido, para esse efeito, aquele que:"
Veja alguns exemplos de operações desacompanhadas de documentos fiscais:
✅ falta da emissão da NFe simbólica, quando exigida na operação - descumprimento de obrigação acessória - recebimento de mercadorias desacompanhada de documento fiscal;
✅ deixar de observar a condição do destinatário - como por exemplo vendas interestaduais para consumidor final - documento poderá ser considerado inábil nos termos dos incisos III (contiver declaração falsa) e X (emitido com dolo, fraude, simulação ou erro);
✅ descrição do produto que não possibilite a perfeita identificação da mercadoria (a descrição do produto compreende: nome, marca, tipo, modelo, série, espécie, qualidade e demais elementos necessários) - documento considerado inábil nos termos do inciso III (... preenchido de forma que não permita identificar os elementos da operação ou prestação).
⚠️ Ao receber um documento inábil o contribuinte deverá:
1️⃣ recusar o recebimento; e
2️⃣ exigir documento hábil conforme estabelecido no art. 203 do RICMS/SP.
📍 Os exemplos foram extraídos de Resposta à Consulta Tributária disponíveis na SEFAZ/SP.

Receita Federal alerta sobre sites fraudulentos que simulam programa gerador de guias do MEI

Dica de segurança - Ao acessar o PGMEI, contribuintes devem verificar o domínio "receita.fazenda.gov.br" no endereço eletrônico. R...